Psoríase tem cura?

psoríase tem cura

Psoríase tem cura? Sintomas, fatores de riscos e recomendações para controlar a doença!

A psoríase é uma enfermidade inflamatória na pele, não contagiosa, crônica e multigênica. Conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a doença atinge aproximadamente 3% da população global. Isso significa cerca de 125 milhões de pessoas no planeta e cinco milhões somente no Brasil.

As principais características deste problema são as lesões com tonalidade avermelhada e a descamação. Geralmente, o processo ocorre em placas, sobretudo nos joelhos, nos cotovelos e no couro capilar.

Segundo o doutor Drauzio Varella, a psoríase tende a se manifestar antes da terceira década de vida e depois da quinta. Todavia, 15% dos pacientes já lidam com essa doença desde a infância. Mas, será que a psoríase tem cura a disposição dos milhões afetados por seus sintomas?

Tudo o que você precisa saber para entender se a psoríase tem cura

Principais sintomas da psoríase

Há tipos de psoríase que ocorrem em áreas diferentes do corpo humano e que contam com características bem específicas.

Psoríase Palmo-plantar

O nome desta variação da Psoríase já deixa bem evidente os seus sinais. Psoríase Palmo-plantar ocorre com o aparecimento de rachaduras nos pés e nas mãos.

Psoríase Artropática

Em torno de 10% das ocorrências, a Psoríase Artropática se refere a problemas nas articulações. Ou seja, essa versão da doença aparece em decorrência de dores dos dedos das mãos, dos pés e ainda nas principais articulações do corpo. Dores no joelho, por exemplo. 

Psoríase Pustulosa

A Psoríase Pustulosa pode ser diagnosticada a partir de machucados com pus nas mãos, nos pés ou por todo o corpo.

Psoríase Gutata

Já a Psoríase Gutata se diferencia pelas lesões infecciosas com formato de gotinhas. Normalmente, esses sintomas surgem nas coxas, nos braços e no tronco tanto na infância quanto na juventude.

Psoríase Eritrodérmica

A Psoríase Eritrodérmica é identificada pela presença de lesões em várias partes, podendo atingir mais de 75% do corpo humano.

Psoríase Invertida

A Psoríase Invertida chama a atenção por lesões umedecidas em regiões do corpo humano com dobras, como joelhos, cotovelos e couro cabelo.

Psoríase Vulgar

Esse tipo se caracteriza por lesões com dimensões diversas avermelhadas e delimitadas com escamas ressecadas. A Psoríase Vulgar costuma se desenvolver nos cotovelos, nos joelhos e no couro cabeludo.

Psoríase Ungueal

A Psoríase Ungueal é caracterizada por lesões amareladas, sobretudo nas unha. 

Fatores que desencadeiam a doença

Segundo o doutor Drauzio Varella, há inúmeras razões para o surgimento e o progresso da psoríase nos dias de hoje. As principais causas são:

·         Genética,

·         Estresse,

·         Utilização de determinados remédios;

·         Consumo alcoólico;

·         Baixas temperaturas.

Afinal, psoríase tem cura?

Vale salientar que a psoríase se refere a uma doença que possui tratamento, porém não uma cura propriamente dita. Até hoje em dia, ainda não existe um meio completamente efetivo para impedir o surgimento desta enfermidade. Todavia, os pacientes podem controlar a sua reincidência e minimizar os sintomas.

Condições leves a moderadas correspondem por 80% dos casos no mundo. Portanto, se torna possível administrar a situação com a ingestão dos remédios apropriados, exposição saudável ao sol e a hidratação correta da pele.

Para as pessoas que não contam com tempo suficiente para se expor diariamente a luz natural, o ideal é se submeter a banhos com ultravioleta A e B. No entanto, esse processo somente pode ser realizado em clínicas autorizadas e com concordância médica. Essa alternativa não é indicada para as crianças.

Atualmente, algumas pomadas (psoríase pomada) desenvolvidas especificamente para o tratamento de psoríase conseguem resultados interessantes na tentativa de controlar a psoríase.

Nas situações muito extremas, os pacientes podem ser instruídos a fazer um tratamento com medicação via oral ou injetável. Normalmente, essa condição se sucede com a finalidade de combater a psoríase refratária.

Recomendações de especialistas para lidar com psoríase no dia a dia

Calma

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o estresse e os quadros de psoríase estão relacionados. Uma das ações mais relevantes para evitar novas crises é desenvolver formas de enfrentar e superar a tensão diária.

Cada pessoa deve criar o seu próprio método. Os especialistas indicam que atividades físicas, leitura, passatempo, meditação e relaxar são aliados para combater esse problema.

Alimentação

Uma alimentação adequada é útil para auxiliar a evitar os picos de inflamação. Por isso, alguns itens devem ser adicionados a sua dieta:

  • Atum, bacalhau, sardinha e salmão são ótimas fontes de ômega 3;
  • Azeite, sementes e nozes também são válidos devido ao ômega 3;
  • Frutas de cores variadas, legumes e verduras também são recomendados. Couve, figo, abóbora, batata doce, couve e manga são alguns dos exemplos;
  • Morango é riquíssimo em ácido fólico, que auxilia a prevenir os quadros de inflamação.

Sol

Pessoas portadoras da psoríase necessitam realizar atividades ou permanecer ao ar livre regularmente. Afinal, o sol é importante para o sucesso do tratamento e/ou controle desta enfermidade.

A luz solar auxilia a deixar a pele cada vez mais saudável. Mas, vale lembrar que essa permanência no sol deve ser moderada e contar com a proteção de creme hidratante ou terapêutico.

Tratamento tópico

Então psoríase tem cura? Não, mas tem tratamento eficaz capaz de controlar todos os sintomas!

A PsoriOff desenvolveu uma loção com mais de 10 ingredientes ativos importados dos Estados Unidos e recomendados por dermatologistas, agregando em um único produto todos os componentes mais indicados por especialistas de todo o mundo para o tratamento de psoríase.

O PsoriOff não é um shampoo, pomada, remédio ou medicamento. Trata-se de uma loção sem necessidade de prescrição médica, para tratamento de Psoríase em qualquer região do corpo, de fácil aplicação e resultados visíveis com poucos dias de uso! Conheça esta inovadora loção em: www.PsoriOff.com.br

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Produtos

Cadastre-se em nossa newsletter

Fique por dentro de todas as novidades em seu e-mail
Endereço de email inválido, favor corrigir.
Endereço de email já cadastrado.
The security code entered was incorrect
Obrigado por se cadastrar!
Add to cart