Psoríase ungueal

psoriase ungueal

Como conviver com psoríase ungueal e palmo-plantar? Saiba principais sinais e formas de tratamento!

A psoríase é uma doença crônica da pele, mas não contagiosa. O problema atinge milhões de pessoas ao redor do mundo de todas as idades. Algumas famosas até já anunciaram publicamente que enfrentam a doença, como a cantora Britney Spears e atriz Cameron Diaz. Além disso, a enfermidade possui variações e pode surgir em inúmeras áreas do corpo, como a psoríase ungueal nas unhas e a psoríase palmo-plantar nas mãos e pés.

O que é a psoríase?

Segundo o Ministério da Saúde, a psoríase se caracteriza pelas marcas avermelhadas, espessas e espalhadas pelo corpo humano. As regiões atingidas também passam por descamação e apresentam forte coceira.

Ainda não se sabe a razão que leva ao desenvolvimento desta doença, embora haja uma predisposição familiar. Apesar disto, a enfermidade pode não ser repassada de geração em geração.

A psoríase acontece em homens e mulheres em qualquer faixa etária, podendo acontecer de maneiras bem localizada e quase imperceptíveis. Todavia, a doença também pode se revelar com severidade e cobrir uma grande parte do corpo do paciente.

Vale salientar que a psoríase tende a apresentar momentos de maior e menor intensidade devido a inúmeros motivos. Tais como: traumas físicos, problemas químicos, insolação, infecção, descontrole emocional e abuso de álcool e drogas.

Ainda conforme o Ministério da Saúde, a doença surge com mais freqüência no couro capilar, cotovelos, palmas das mãos, solas dos pés, unhas, joelhos e no tronco. As marcas também podem aparecer em ambos os lados do corpo do paciente.

Como conviver com a psoríase?

Como citado anteriormente, a psoríase é uma doença decorrente de evolução crônica e ainda não existe uma cura definitiva. Em contrapartida, há como desenvolver mecanismos para controlar e impedir o seu ressurgimento. A maneira adequada de conviver com esse problema depende do tipo da doença e das particularidades de cada paciente.

Por exemplo, a psoríase ungueal ocorre com depressões puntiformes e/ou marcas da cor amarela, especialmente, nas unhas das mãos. Já a psoríase palmo-plantar se diferenciada pelas fissuras tanto nas palmas das mãos quanto nas solas dos pés.

Felizmente, 80% dos casos são considerados leves e moderados, segundo dados do Ministério da Saúde. Portanto, as pessoas podem administrar os efeitos da enfermidade com utilização de medicamentos no local afetado, ficando no sol de modo saudável e mantendo a pele bem hidratada.

O que é a Psoríase Palmo-plantar?

Basicamente, a psoríase palmoplantar se refere a placas hiperceratóticas, aparecendo nos lugares mais propícios a traumas. Esse problema pode acontecer de forma isolada ou seguido de outros tipos de psoríase em áreas distintas do corpo.

Para que o tratamento alcance o resultado esperado, o especialista pode indicar a utilização de um oclusivo. Isso significa colocar as mãos ou os pés dentro de um saco plástico ou embalagem adequada para potencializar a ação do medicamento, sobretudo à noite. Todavia, essa medida deve ser prescrita e monitorada unicamente por um médico.

Psoríase palmo-plantar pustulosa

Como citado anteriormente, a enfermidade possui algumas variações. A psoríase palmo-plantar conta com uma versão pustulosa. Neste caso, o indivíduo vai apresentar pequenas manchas em tom amarelado com pus. No entanto, esse quadro não se deve a influência de nenhuma bactéria, uma vez que é algo estéril.

Como identificar a psoríase ungueal?

Em alguns casos, a psoríase ungueal pode vir a ser classificada erroneamente com uma simples micose. Também conhecida como psoríase nas unhas, essa doença não é contagiosa e o seu controle é muito mais trabalhoso que uma micose comum. 

Além disso, o problema pode ocorrer simultaneamente em uma ou diversas unhas, bem como nos dedos, na palma da mão e na sola do pé. Por isso, é indispensável conhecer os sinais da psoríase ungueal:

·         Unhas grossas;

·         Unhas mal formadas;

·         Unhas com descamação;

·         Queda das unhas;

·         Falta de coloração e manchas brancas ou marrons nas unhas;

·         Sangramentos.

Quando os primeiros sinais começam a ser notados, o paciente deve procurar por atendimento médico a fim de tratar as lesões quando ainda em estágio inicial. 

Como não agravar as lesões nas unhas?

Para não ampliar as lesões, é preciso descartar a utilização de elementos químicos e de utensílios do dia a dia (sabonetes, cremes, detergentes, etc) não aprovados pelo médico.

A alternativa é adotar luvas de algodão fino para realização de atividades manuais. Tudo porque os modelos de borracha podem agravar ainda mais a irritação da pele. Todavia, o paciente deve estar ciente que até as luvas necessitam estar devidamente higienizadas, bem como utilizadas por breves momentos.

Outro detalhe é sempre conservar as mãos secas, visando acabar com qualquer umidade nas unhas e dedos. Essa ação pode ser efetuada com lenços descartáveis depois de lavar as mãos ou tomar banho. Lembrando que o ideal é preservar as unhas bem curtas e não passar a lixa.

Como tratar a psoríase ungueal?

A psoríase nas unhas pode ser tratada com medicação de utilização tópica ou corticóides com vitamina D. Normalmente, essas medicações são colocadas de modo direto nos locais afetados pela doença.

Nas situações mais severas de psoríase nas unhas, quando as marcas já se espalharam por outras áreas do corpo e as manchas nas mãos e pés estão imensas, o médico pode até adotar medicamentos para ingestão oral ou injetável. Isso porque a ação medicamentosa vai abranger o organismo como um todo, aliviando efeitos da doença.

A PsoriOff é referência no tratamento da psoríase ungueal. Ela desenvolveu uma loção com mais de 10 ingredientes ativos importados dos Estados Unidos e recomendados por dermatologistas, agregando em um único produto todos os componentes mais indicados por especialistas de todo o mundo para o tratamento de psoríase.

O PsoriOff não é um shampoo, pomada (psoríase pomada), remédio ou medicamento. Trata-se de uma loção sem necessidade de prescrição médica, para tratamento de Psoríase em qualquer região do corpo, de fácil aplicação e resultados visíveis com poucos dias de uso!

Adquira logo a sua em: www.PsoriOff.com.br

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Produtos

Cadastre-se em nossa newsletter

Fique por dentro de todas as novidades em seu e-mail
Endereço de email inválido, favor corrigir.
Endereço de email já cadastrado.
The security code entered was incorrect
Obrigado por se cadastrar!
Add to cart