Psoríase x Ezecma: diferenças que você precisa ficar por dentro

Psoríase: Psoríase x Ezecma: diferenças que você precisa ficar por dentro 1

Os problemas de pele podem ser muito irritantes e causar desconforto para a pessoa que sofre de algum problema desse tipo. De qualquer maneira, é realmente essencial ter um diagnóstico adequado e tratamentos eficazes para as condições cutâneas. Isso porque há vários grandes problemas de pele, como o eczema e a psoríase.

Vale salientar que esses dois problemas são confundidos frequentemente um com o outro, embora ambos sejam consideravelmente diferentes. É essencial saber diferença entre essas duas enfermidades. Confira alguns exemplos:

No caso de Eczema, não existem escamas prateadas na lesão cutânea como ocorre na manifestação da psoríase.

Geralmente, pacientes com eczema podem ter alergia a alimentos. No entanto, a alergia aos alimentos geralmente não está presente no caso de psoríase.

O paciente com psoríase pode apresentar artrite, algo inexistente na outra doença de pele.

Agora que você já conferiu algumas dessas distinções, confira mais detalhes sobre essas duas enfermidades relacionadas a pele do corpo humano.

Diferenças básicas entre a psoríase e a ezecma

O eczema, também conhecido como dermatite, é um conjunto de reações em que a pele fica quente, seca, coceira e escamosa. A pele também pode ficar crua, vermelha e sangrar em surtos graves.

Há quem pense que o eczema é causado por uma reação a irritações ou alergias ambientais, estresse e desequilíbrios hormonais, que pioram os sintomas. Além dos fatores ambientais, também é conhecido que o eczema também pode ser causado devido a fatores hereditários.

Geralmente, o eczema começa na primeira infância. Algumas pessoas acabam superando-a e outras continuam a tê-la quando adultos.

Já a psoríase é uma condição inflamatória da pele diferente, marcada por manchas avermelhadas, cobertas por uma camada de prata esbranquiçada. A psoríase em placas é a forma mais comum da doença, afetando cotovelos, joelhos, couro cabeludo, região lombar, etc.  

Acredita-se que a psoríase seja um distúrbio auto-imune onde o sistema imunológico exagera em um estímulo. A psoríase também ocorre de maneira hereditária. Observando as diferenças com base na idade do paciente, pode-se dizer que o eczema é mais comum em bebês e crianças pequenas, enquanto a psoríase é mais comum no caso dos adultos.

Psoríase e Eczema: sintomas

Sintomas de eczema

A partir de agora, se torna importante conhecer os principais sintomas de ambas as doenças de pele, bem como as diferenças entre si.

Inicialmente, a lista abrange os sinais da eczema:

Coceira, pele vermelha e inflamada;

Inchaço e rachaduras da pele;

Escamação, bolhas, erupção cutânea vermelha e crocante vista na bochecha;

Bolhas ou erupções cutâneas notadas nas pernas ou braços;

Erupções nas articulações, principalmente atrás dos joelhos e dentro dos cotovelos;

Por causa da coceira, o paciente pode ter dificuldade para dormir;

Pálpebras hiperpigmentadas, anéis escuros ao redor dos olhos ou shiners alérgicos;

Pele semelhante a couro por atrito excessivo;

Dobra extra da pele sob os olhos;

Áreas escamosas da pele;

Palmas hiperlineare;

Urticária;

Inflamação labial.

Sintomas da psoríase:

Pequenas manchas vermelhas que gradualmente se expandem e transformam placas escamosas, prateadas e vermelhas;

Inflamação e coceira na pele;

A pele rachada com bolhas;

Marcas nas articulações;

Desconforto corporal;

Estresse emocional;

Baixa autoestima;

Em cerca de 10% dos casos, os pacientes apresentam com artrite psoriática.

Psoríase e Eczema: diferenças baseadas nos gatilhos

Os gatilhos do eczema são diferentes e dependem do tipo de que você possui. No entanto, as causas mais comuns de surtos incluem detergentes para a roupa, sabonetes e alimentos específicos, alergias ambientais como animais de estimação, pó, frio, ar seco e coceira, como lã. Estresse e mudança repentina de temperatura também podem desencadear uma reação.

Os gatilhos da psoríase incluem estresse, medicamentos como betabloqueadores e lítio, doenças e ar frio e seco. Um arranhão ou queimadura solar ruim também podem desencadear crises nos pacientes. Algumas pessoas também acreditam que álcool, laticínios, açúcar, carne vermelha, também impactar negativamente a saúde das pessoas com a doença.

No caso de Eczema, a localização das manchas varia com a idade do paciente. No caso de bebês, é mais provável que o eczema afete a face do bebê. No entanto, a psoríase é vista principalmente nos joelhos, cotovelos, etc., embora também possa ocorrer em outras partes do corpo, incluindo rosto, couro cabeludo e pescoço.

Psoríase e Eczema: tratamentos

Tratamentos para eczema

Tratamentos em casos leves de eczema podem ser feitos simplesmente melhorando os cuidados com a pele. Como a pele seca faz parte do problema, o paciente com eczema deve receber um umidificador. Ele também deve evitar banhos longos ou muito quentes, pois podem ressecar a pele e agravar os sintomas. A preferência deve ser por sabonetes leves com hidratante.

Os medicamentos prescritos que podem ajudar podem incluir anti-histamínicos, hidratantes e cremes que controlam a inflamação. Em caso de eczema grave, a terapia com luz ultravioleta pode ajudar o paciente. Os corticosteroides também podem ser prescritos para algumas pessoas com eczema grave.

Tratamentos para Psoríase

Em geral, a psoríase não tem cura. No entanto, os tratamentos assumem três formas principais. Loções para a pele, quem devem ser utilizados em todos os casos e gravidades. Em manifestações graves da doença, deve-se incluir medicamentos orais ou injetáveis.

Além disso, há a terapia de luz. Esta é mais uma forma de tratamento em que o paciente é exposto à luz UV artificial ou natural, que retarda a inflamação da pele e reduz a aparência de placas na pele.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Produtos

Cadastre-se em nossa newsletter

Fique por dentro de todas as novidades em seu e-mail
Endereço de email inválido, favor corrigir.
Endereço de email já cadastrado.
The security code entered was incorrect
Obrigado por se cadastrar!
Add to cart